sábado, 14 de julho de 2012

ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DO ESPIRITO SANTO.


ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DO ESPIRITO SANTO.
A PALVRA DESSE ESTUDO. (ZACARIAS, 4V6)

O Espírito Santo de Deus atua de diversas maneiras ao mesmo tempo, tanto no mundo quando na vida do ser humano, e com isso vou mostrar algumas dessas atuações maravilhosas do Espírito Santo.

1°) A obra do Espírito Santo; a obra do Espírito Santo ela é muito extensa, de forma tal que não dar para contar todas elas, por que são tantas obras e modos de agir, que não teria livro no mundo para escrever-las, com isso como eu disse vou citar algumas delas.

a) Primeiro; ele convence o homem do pecado da justiça e do juízo, e guiará toda à humanidade a verdade (João, 16v5a16). Amado (a), a palavra de Deus nos mostra que quando o Senhor Jesus estava aqui na terra como homem, mais agora presente em Espírito, era Ele que guiava as pessoas à verdade, por que Ele era é e sempre será a verdade (João, 14v6) e por isso como homem ensinou a todas as pessoas a crerem em um Deus que é Espírito (João, 4v24) para que depois da sua partida elas passassem a crê Nele através do Espírito Santo que passaria habitar dentro delas (Joel, 2v28a30) (Atos, 1v4a8), e com isso passaria guiar a todos aqueles que lhe aceitasse como senhor e salvador de suas vidas.    
Mais parece que alguns homens querem tentar mudar essa verdade, eles tentam de tudo para que as pessoas aceitem ao Senhor Jesus de qualquer maneira, sabendo eles quer quem convence o homem do pecado da justiça e do juízo é o Espírito Santo e não eles, e quando não consegui convencelas eles desistem delas, eles usam dos seus próprios métodos pensando que assim as pessoas se converterão ao Senhor, eles usando de filosofias humanas, regras baseada em suas próprias opiniões, pensando que com isso as pessoas vão se firmar em Cristo. A apalavra de Deus nos diz que conheceres a verdade e a verdade nos liberará (João, 8v32), é a verdade que liberta o homem, não filosofia e opiniões com base em conhecimento humano. Pessoas usando de bajulações, falsa humildade, pensando que com isso elas iram convencer as pessoas a seguir ao Senhor Jesus, ficam com medo de dizerem a verdade da forma como ele é, e com isso as pessoas vem ao Senhor pensando que é fácil, e quando descobre a verdade, se desviam dela, por que não se firmou com base na verdade e sim na filosofia e opiniões humana. Amado (a), diga a verdade como ela é, queira as pessoas aceitar ou não, por que no momento é difícil para uma pessoa aceitar a verdade, por que a verdade confronta o ego humano, deixe que ela se zangue com você ou até se separe, mais lá na frente o Espírito Santo irá mostrar a ela que aquilo que você disse é verdade, então caberá a ela aceitar ou não a verdade. Um dia um irmão que estava mim evangelizando, mim disse algo que no momento mim aborreceu, que mais tarde mim ajudou a tomar a decisão certa. Ele mim disse que se o Senhor Jesus voltasse naquele momento da minha vida, que eu iria para o inferno, mais ele mim falou a verdade com sabedoria e mim explicou na palavra, e com isso toda vez que eu estava “curtindo a minha vida”em pecado, o Espírito Santo sempre mim fazia lembra daquela verdade que o irmão mim falou, e foi em cima dessa verdade que o Espírito Santo mim convenceu do meu pecado, e que hoje sou um servo de Deus. Mais hoje as pessoas têm medo de falar sobre o céu e o inferno. Mais o que esta escrito é para ser pregado com sabedoria. Sabe por que muitas pessoas têm medo de dizerem a verdade? Por que sabe que será perseguida ou até abandonada, é por isso que não falam, como é que o Espírito Santo vai convencer alguém do seu pecado sem a verdade? E nunca se esqueça, o Espírito Santo sempre vai usar das circunstâncias da vida para nos mostrar a verdade para nos convencer dos nossos pecados, com isso quando você ver alguém passando por algum problema, não vá de vez, pare e pergunte ao Espírito Santo se é para você ajudar, por quer se você for ajudar aquela pessoa sem antes orar, você poderá atrapalhar o agir do Espírito Santo na vida dela, deixe Deus agir Amem. 

2°) Os dons do Espírito Santo; todos os dons do Espírito Santo é para edificação do corpo de Cristo (1Corintios, 12v1a 30) (Romanos, 12v6a8). Amado (a) estamos em uma época que pouco se ver as manifestações dos dons do Espírito Santo, sabe por quê? Por que muitos deixaram de usar os dons para glorificar a Deus, e passaram a usar para a sua própria gloria, è por isso que pouco se ver as manifestações dos dons Espirituais. Têm muitas pessoas que têm dons mais não sabem que têm, têm outras que sabem que têm mais não sabem usar, e outras que sabem que tem e usam de forma errada, está na hora de o povo de Deus se despertar do sono espiritual (Efesios, 5v14), por que todos os dons que Deus nos deu, um dia prestaremos conta deles. Amados (a), muitas pessoas se confundem com as manifestações do Espírito Santo, elas se confundem por que não meditam na palavra de Deus, por que quando o Espírito Santo se manifesta tem que acontece pelo menos três coisas.

a) Libertação; b) Edificação; c) Cura; Apalavra de Deus nos diz que onde esta o Espírito de Deus, ali ha liberdade (2Corintios, 3v17). Então meu amado (a), se isso não estiver acontecendo na sua congregação ou em sua vida, pode está acontecendo que o Espírito Santo de Deus não está tendo mais liberdade para se manifestar, por que muitos deixaram de buscar do Espírito Santo para buscar do homem, é por isso que esta acontecendo muita confusão em nosso meio.  Todos os dons são essenciais no corpo de Cristo, mais vou citar dois que são de grande valor no corpo de Cristo, o amor e o discernimento de espírito.

a) O amor é uma grande arma espiritual que Deus nos deu e que muitos não sabem disso, o amor quebra grandes fortalezas, nos faz ser perseverantes, nos ajuda em nossas fraquezas e nos faz vencedor, sabe por que o amor tem esse grande poder? Por quer Deus é o amor,    (1João, 4v8) (1Corintios,13v1a13) (1João,2v9a11) (1João, 2v15a17). Em (Mateus, 24v12) nos diz que por causa da maldade do mundo o amor de muitos se esfriaria. Meu amado (a), satanás sabe muito bem o poder do amor, ele sabe que o amor tem o poder de quebrar qualquer fortaleza, é por isso que ele faz de tudo para nos esfriar com as suas maldades.

b) O discernimento espiritual é também uma grande arma que Deus nos deu, e que muitas pessoas também não sabem usar, o discernimento de espírito é que nos faz ver claramente o que é de Deus ou do diabo, e nos faz ver se o espírito vem de Deus ou do diabo    (1Corintios, 12v10). Amado (a) é o discernimento de espírito que não nos deixa ser enganado, ele nos mostra claramente todas as coisas, por que o Don de discernimento é a própria palavra de Deus, por que discernir é conhecer, então se você não conhecer a palavra de Deus, como é que você vai conhecer a verdade, e discernir o que é de Deus ou do diabo? Então meu amado (a) quer ter os dons do Espírito Santo, busque a palavra de Deus, Amem.

3) O fruto do Espírito Santo; o fruto do Espírito é essencial nas nossas vidas, por que sem eles não entraremos no reino dos céus            (Gálatas, 5v22a25). Muitas pessoas dizem os frutos do Espírito, não existem os frutos e sim o fruto do Espírito Santo de Deus, por que é um pacote completo. Existe uma lista desse fruto do Espírito e vou com isso lhe mostrar o que sig.

a) O amor que tudo sofre, tudo crê, e tudo suporta e tudo espera, o amor é bondoso e paciente,a palavra paciência sig. Capacidade de sofrer ou suporta com calma e sem reclamar (2Corintios, 1v3a11). O amor não inveja, a palavra inveja sig. Sentimento de pesar pelo o bem e pela felicidade de outra pessoa, junto com o desejo de ter isso pra si. (Salmos, 37v1) (Provérbios, 14v30) (1Pedro, 2v1). O amor não si gloria, a apalavra vangloria sig. Envaidecer orgulho no caso soberbo, (1Pedro, 5v5a6)                  (Mateus, 23v11a12). O amor não maltrata, a palavra maltratar sig. Fazer o mal contra alguém. O amor não procura o seu próprio interesse. A palavra interesse sig. Egoísta. (Judas,16) (2Timotio, 3v1a5). O amor não si ira facilmente. A palavra ira sig. Raiva, (Efesios, 4v22a 27) (Gêneses, 4v6a7). O amor não guarda rancor. A palavra rancor sig. Ódio e o ódio ele é muito extenso; (João, 3v15). O amor não si alegra com a injustiça. A palavra injustiça sig. Não ser justo em sua decisão, incorreto. O amor si alegra com a verdade. A palavra verdade sig. Sinceridade, transparente fato realidade. (Efesios,4v25). (1Corintios, 13v1a13). Então meu amado (a) tudo isso tem no amor que é o primeiro da lista do fruto do Espírito Santo, você tem esse fruto? Si não tem lute para ter, por que si você não tiver esse fruto você estará mostrando que o Espírito Santo de Deus não habita em ti.

b) Alegria; a palavra alegria sig. Emoção e estado de satisfação e felicidade. Então você é satisfeito com a presença de Jesus em sua vida? Por que a palavra de Deus nos diz que na presença de Deus, que ate a tristeza solta de alegria. (Salmos, 16v11) ((Romanos, 14v17a18)
Você tem esse fruto? Si não tem lute para ter, por que si você não tiver esse fruto você estará mostrando que o Espírito Santo de Deus não habita em ti.

c) Paz; a palavra paz sig. Harmonia, tranqüilidade; e leveza. Em João, 14v27 o Senhor Jesus nos disse que nos deu a sua paz, mais não como o mundo da, e que não era para perturbar o nosso coração com nada. Em Filipenses, 4v6a7 o Senhor nos disse que não era para nós andarmos ansiosos com nada, e que a paz de Deus que excede todo o nosso entendimento, e que guardará os nossos corações e a nossa mente em Cristo Jesus.       
Você tem esse fruto? Si não tem lute para ter, por que si você não tiver esse fruto você estará mostrando que o Espírito Santo de Deus não habita em ti.

d) Paciência; a palavra paciência sig. Capacidade de sofrer ou suporta com calma e sem reclamar. Reclamar sig. Murmuração, e os murmuradores não entrarão no reino dos céus. Você tem esse fruto? Si não tem lute para ter, por que si você não tiver esse fruto você estará mostrando que o Espírito Santo de Deus não habita em ti.

e) Amabilidade; a palavra amabilidade sig. Qualidade de ser amável gentil.  Você tem esse fruto? Si não tem lute para ter, por que si você não tiver esse fruto você estará mostrando que o Espírito Santo de Deus não habita em ti.

f) Bondade; a palavra bondade sig. Ser bom para com os outros. Você tem esse fruto? Si não tem lute para ter, por que si você não tiver esse fruto você estará mostrando que o Espírito Santo de Deus não habita em ti.

g) Fidelidade; a palavra fidelidade sig. Lealdade.  Você tem esse fruto? Si não tem lute para ter, por que si você não tiver esse fruto você estará mostrando que o Espírito Santo de Deus não habita em ti.

h) Mansidão; a palavra mansidão sig. Modo de agir pacifico e bondoso; delicadeza.  (1Corintios, 4v21).  Você tem esse fruto? Si não tem lute para ter, por que si você não tiver esse fruto você estará mostrando que o Espírito Santo de Deus não habita em ti.

i) Domínio próprio; a palavra domínio próprio sig. Poder de dominar qualquer situação, ou circunstância.  Você tem esse fruto? Si não tem lute para ter, por que si você não tiver esse fruto você estará mostrando que o Espírito Santo de Deus não habita em ti.
E a palavra de Deus nos diz que contra essas coisas ou frutos não á lei. Deus sabe que não é fácil usar esse fruto do Espírito Santo, mais o Senhor quer que nos esforcemos para com ajuda dele venhamos ser cheio do seu Espírito.
As maiorias das pessoas só querem ser cheio do poder do Espírito Santo, sem saber ou até sabendo que para ser cheio do Espírito, temos que ser primeiro cheio do fruto do Espírito. Não adianta ressuscitar mortos, falar em novas línguas, profetizar, ter visões e revelações. Si não tiver o fruto do Espírito Santo, não entrará no reino dos céus. (Mateus, 7v21a23).       

 QUESTIONÁRIO SOBRE AS AÇÕES DO ESPIRITO SANTO

1)    Quem é o Espírito Santo?
R=____________________________________________________________________________

2) Cite algumas manifestações do Espírito Santo   
R=_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Quais são os dons do Espírito Santo?

R=_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Você tem esses dons?

R=___________________________________________________________________________

5) E quais são eles?

R=_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Quais são o fruto do Espírito Santo?

R=_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7) Você tem eles?

R=___________________________________________________________________________________                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário